Benefícios do laser na odontologia

A utilização do laser na odontologia tem se tornado cada vez mais frequente. O método tem se mostrado eficaz tanto em procedimentos estéticos e cirúrgicos, quanto terapêuticos.

O que é laser na odontologia

O laser usado tanto por médicos quanto por dentistas é uma fonte de luz pura, emitida em um determinado comprimento de onda, sendo que cada tecido do corpo responde de forma diferente a cada comprimento de onda, gerando dessa forma propriedades terapêuticas de cura, de corte de tecidos moles e duros (ossos e dentes) e de descontaminação microbiana.

Quais os benefícios do uso do laser nos consultórios odontológicos?

O laser possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, anti-microbianas, hemostáticas, corte de tecidos duros (ossos e dentes) e corte de tecidos moles (gengivas, freios labiais, freios linguais, cistos de retenção de muco).

Quais os tipos de laser usados na odontologia?

Existem dois tipos de laser utilizados por dentistas, o laser de baixa potência, também conhecido como laser terapêutico, que opera em duas escalas de ondas, e o laser de alta potência, também chamado de laser cirúrgico. Dentre os lasers de alta potência utilizados na odontologia, temos o laser de diodo, Nd-Yag, érbio e CO2.

Laser de baixa potência

O laser de baixa potência, utilizado pela odontologia desde 1989, é o mais utilizado nos consultórios odontológicos devido ao seu custo ser bem inferior em relação ao laser cirúrgico. Entre suas principais aplicações está o tratamento de aftas, herpes simples, paralisia facial de Bell, língua geográfica, parestesia, pois além de estimular a cicatrização e inibir o processo inflamatório, é um poderoso anestésico, que age diretamente no controle da dor.

O laser terapêutico estimula a formação de células sadias, acelerando o processo de cicatrização. Além disso, não possui efeito térmico, ou seja, não causa dor por aquecimento nem queimaduras.

Laser de alta potência ou laser cirúrgico

Este tipo de laser também traz muitos benefícios ao paciente, e é utilizado em vários procedimentos cirúrgicos. O laser de alta potência atua tanto em tecidos duros (ossos e esmalte do dente), por isso é utilizado na remoção de cáries e nas osteotomias, quanto em tecidos moles, onde atua no tratamento de inflamações na gengiva, infecções de canal, frenectomias, correção de sorriso gengival, descontaminação de alvéolos ósseos pós extração dentária, no tratamento da periodontite e da periimplantite, dentre muitas outras aplicações.

Além disso, o laser cirúrgico também é utilizado para diminuir o sangramento dos pacientes durante as cirurgias, mais especificamente o laser de CO2. Os laser de alta potência também podem ser utilizados para promover a bio-estimulação de tecidos moles e tecido ósseo e para acelerar o processo cicatricial, tal qual o laser de baixa potência.