Bruxismo: causa, sintomas e tratamento

O que é bruxismo?

Bruxismo é um transtorno causado pelo apertar ou ranger dos dentes durante o sono.

Quais os sintomas do bruxismo?

Ao ranger os dentes faz-se pressão sobre os músculos, tecidos e outras estruturas ao redor da mandíbula, causando problemas na articulação temporomandibular e desgaste dos dentes. Além disso, outros sintomas podem ocorrer:

• Ansiedade, estresse e tensão;
• Dor de ouvido;
• Transtornos alimentares;
• Dor de cabeça;
• Insônia;
• Mandíbula dolorida;
• Dentes doloridos ou soltos.

Quais as causas do bruxismo?

Não existe um consenso sobre a causa do bruxismo, mas alguns fatores são determinantes para o surgimento do problema:

• Estresse;
• Dentes estão mal alinhados;
• Má postura;
• Hábitos relacionados ao sono.

Como posso saber se tenho bruxismo?

Por geralmente ocorrer durante o sono, o bruxismo costuma ser um hábito inconsciente. Você pode descobrir que tem o transtorno caso alguém perceba que você faz um barulho de ranger os dentes enquanto dorme, ou fazendo uma consulta ao dentista, que constatará se seus dentes estão desgastados.

Como tratar o bruxismo?

O dentista deve, primeiramente, procurar a causa do problema. Determinada a fonte potencial do bruxismo, deve-se optar pelo melhor tratamento, que pode ser o uso de uma moldeira que evita o atrito entre os dentes superiores e inferiores, encontrar meios de relaxamento para diminuir os níveis de estresse ou correção da mordida através de restaurações, coroas ou ortodontia.