Causas que levam à perda dentária

Diversas situações podem levar à perda dentária, fazendo necessária a reposição do dente por uma prótese ou implante dentário. Entretanto, mesmo com a evolução da odontologia, que pode reconstruir o sorriso, o ideal é evitar estas ocorrências a fim de manter uma dentição saudável. Entre as principais causas de queda dos dentes estão:

Trauma

Um trauma pode levar à perda imediata do dente, como no caso de uma pessoa que cai de boca, ou ainda levar um tempo para se manifestar, como em casos de fratura da raiz, que não é aparente, mas pode levar a uma infecção.

Ausência Congênita

Muitas vezes, ao perder o dente de leite, não há um dente definitivo para substitui-lo. Isto ocorre principalmente com os dentes da maxila, geralmente os incisivos laterais e os pré-molares. Antes de instalar um implante, o dentista deve certificar-se de que não há um broto dental no osso.

Falha Mecânica

Uma das causas de extração são as fissuras provocadas pelo bruxismo, hábito de ranger os dentes.

Doença periodontal

As doenças periodontais são as que comprometem os tecidos de sustentação dos dentes. Essas doenças, geralmente, são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, que dá origem ao tártaro, causando inflamação e levando à perda dos dentes.

Independente da causa pela qual tenha caído, repor o dente ausente é importante para manter a boa mastigação e evitar outras patologias. Consulte seu dentista regulamente e mantenha uma boa higiene oral. Assim você garante um sorriso bonito e saudável por muitos anos.