Como combater o mau hálito

O mau hálito está entre um dos problemas odontológicos que mais causa incomodo aos pacientes. É desagradável tanto para quem sofre desse mal quanto para quem convive com alguém com o problema.

Para acabar com o mau hálito, além de uma boa higiene bucal, é importante saber quais são as suas causas para tratá-las adequadamente. Algumas dicas que podem ser úteis para acabar com o mau hálito são:

- Ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano, para fazer uma limpeza nos dentes;

- Beber muita água. Ela ajuda a evitar o mau hálito já que, em muitos casos, este é causado pela boca estar seca ou com pouca saliva;

- Escovar sempre os dentes após cada refeição e também antes de dormir, evitando cáries e formação de tártaro;

- O fio dental é essencial, passe pelo menos uma vez por dia, ele retira os restos alimentares que ficam entre os dentes;

- Escove a língua também, pare retirar o acúmulo de alimentos que ficam em sua superfície evitando a proliferação de bactérias;

- Faça exames de rotina para verificar a possibilidade de doenças gastrointestinais e de problemas digestivos ou pulmonares, como refluxo, gastrite, rinite e sinusite que podem provocar também o mau hálito;

- Tenha uma alimentação saudável. Alimentos como maçãs, pepino e cenouras ajudam na limpeza quando comidos crus;

- Evite café, ele pode criar uma espécie de cobertura na língua, o que evita a oxigenação e ajuda na proliferação de bactérias