NACARATO | Dr. Paulo Mello Freire Nacarato




Telefone: 11 3062.2443



Estética dental e Clareamento dental

Há mais de 20 anos a Clínica Nacarato oferece o melhor em recursos e técnica para tratamentos relacionados à estética dental.

 




Como evitar a doença periodontal


A doença periodontal, ou periodontite, é um mal que atinge as gengivas e as estruturas de sustentação dos dentes, podendo levar à perda da dentição, além de aumentar as chances de ocorrência de outros problemas no organismo, como infarto e AVC. A prevenção é a melhor maneira de se evitar estes problemas, por isso preparamos algumas dicas sobre as causas da doença e como evitá-la.

Como ocorre a doença periodontal?

A falta de uso – ou o uso inadequado – da escovação e do fio dental dá origem à placa bacteriana, causando inflamação das gengivas (gengivite). Se não for tratada, a placa endurece, formando o tártaro e a gengivite, que dá origem à periodontite. A inflamação passa das gengivas para os ossos e os tecidos que dão suporte aos dentes, levando-os a caírem.

Quais são os sintomas da periodontite?

Além de mau hálito, a doença periodontal deixa as gengivas com aspecto vermelho vivo ou arroxeado. As gengivas ficam inchadas, sensíveis ao toque e sangram com facilidade durante a escovação, mesmo que de leve. Os dentes ficam soltos.

Como evitar a doença periodontal?

A única maneira de evitar doenças bucais é investir numa boa higiene oral. Escovar os dentes e usar fio dental após as refeições é essencial para prevenir o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, a periodontite. Visitar o dentista regularmente também é ideal para verificar o estado de saúde geral da boca e detectar doenças logo no estágio inicial, evitando assim problemas mais sérios.

Caso eu já esteja com periodontite, como tratar?

Deve-se procurar um dentista especialista em periodontia para que ele faça a limpeza dos dentes cuidadosamente, removendo o acúmulo de tártaro (raspagem). Em alguns casos é necessária a cirurgia e ou a remoção de um ou vários dentes para que a periodontite não piore e se espalhe para os dentes vizinhos.