Benefícios e riscos do clareamento dental

O que são obturações de amálgama?

O clareamento dental é um método que busca, através da aplicação de produtos químicos, remover manchas nos dentes. Por questões estéticas, o tratamento é um dos mais procurados nos consultórios odontológicos, porém, para que se alcance o objetivo sem complicações, é preciso tomar alguns cuidados. Confira abaixo os benefícios e os riscos dos tratamentos de clareamento dentário.

É seguro fazer clareamento dental em casa?

Hoje em dia existem muitos produtos vendidos em supermercados e farmácias que prometem clarear os dentes, porém o clareamento dental deve ser feito por um profissional. O uso sem acompanhamento de um dentista pode resultar em um efeito indesejado.

Quais os riscos de um clareamento dental caseiro?

A maioria das pessoas acredita que usar um grande volume de clareador dental resulta em dentes mais brancos em menos tempo, mas essa afirmação não é verdade. Entre os efeitos colaterais causados pelo uso inadequado de clareadores estão sensibilidade, irritação nas gengivas e prejuízo ao esmalte dos dentes.

Qual é o melhor tipo de clareamento dental?

O clareamento dentário precisa ser personalizado de acordo com cada caso. O diagnóstico vai dizer qual é o tipo de mancha nos dentes e qual o tratamento mais indicado. A quantidade e o tempo de tratamento variam em cada paciente.

Quando o clareamento dos dentes é indicado?

O clareamento pode ser feito em qualquer pessoa (com exceção de gestantes e pessoas que tenham alguma patologia bucal, como cáries ou doenças na gengiva) que tenha manchas nos dentes causadas por envelhecimento, uso de antibióticos, tratamento de canal ou uso contínuo de cigarro, café, refrigerantes, vinho tinto, e outros alimentos que mancham os dentes.

Quais os benefícios do clareamento dental?

Quando feito por um profissional especializado, o clareamento dental traz benefícios não só estéticos, mas contribui também para o aumento da auto-estima. Além disso, dentes brancos indicam saúde nutricional, higiene e amor próprio.

Como posso prolongar os efeitos do branqueamento dos dentes?

Evite o consumo de cigarro e alimentos escuros e invista em alimentos que limpam os dentes, como maçã e abacaxi. Além disso, não se esqueça da escovação diária e do fio dental.