Dúvidas sobre odontologia: clareamento gengival e botox

Alguns procedimentos inovadores, seja na área da medicina ou da odontologia, costumam causar certo receio nos pacientes, por não conhecerem os riscos e os possíveis efeitos colaterais. Por isso, preparamos uma lista com as perguntas mais frequentes sobre dois tipos de tratamento odontológico: o clareamento gengiva e o botox na odontologia. Confira:

Qualquer pessoa pode fazer clareamento das gengivas?

O clareamento gengival ou peeling gengival é um tratamento estético, por isso pode ser realizado em qualquer pessoa. Porém, é fundamental uma avaliação do estado geral de saúde do paciente, que pode ser feita por um médico ou pelo próprio dentista.

O procedimento é doloroso? Deixa cicatriz?

O peeling gengival geralmente é feiro sob anestesia infiltrativa local, porém em pacientes mais resistentes à dor, é possível fazer o clareamento das gengivas sem anestesia. O pós-operatório é indolor e não há necessidade de uso de medicamentos, salvo raríssimas exceções. Após uma semana da cirurgia a gengiva estará cicatrizada, sem deixar marcas.

As manchas na gengiva podem reaparecer?

A reincidência das manchas varia de acordo com cada paciente, pois depende da produção de melanócitos de cada um. Geralmente após dois ou três anos do clareamento é necessário fazer retoques, e em caso de pacientes fumantes o tempo pode ser menor.

Em quais casos o botox pode ser usado na odontologia?

O botox pode ser usado no tratamento de diversas desordens e problemas odontológicos como disfunção temporomandibular, apertamento dental, bruxismo, sorriso gengival, dores de cabeça de origem odontológica, reabilitação com implantes, tratamentos ortodônticos e hiperatividade muscular.

O botox vicia?

Não existe nenhuma evidência científica de que a toxina botulínica tipo A (usada por médicos e dentistas) cause vício nos pacientes.

O botox paralisa os músculos, deixando o paciente sem expressão?

A toxina botulínica, quando aplicada grandes quantidades, pode tirar a expressão facial da pessoa. Porém, se aplicado por um profissional, de acordo com a necessidade do paciente, o botox age no músculo apenas relaxando-o.

Gestantes e mulheres que estão amamentando podem usar botox?

Não é recomendado. Embora não tenham sido feitos testes em humanos, testes em animais mostraram que o uso de toxina botulínica em gestantes pode levar a partos prematuros, malformação, nascimento com baixo peso e até mesmo morte fetal. Porém, se você aplicou botox sem saber que estava grávida, não se preocupe. Os testes aplicados em animais são feitos em quantidade muito maior do que a utilizada por médicos e dentistas.