Periodontia | Tratamento - Prevenção

O que é periodonto?

É o conjunto de tecidos que está ao redor do dente e que é responsável pela sua fixação: gengiva, osso alveolar e fibras que ligam raiz ao osso.

O que é Doença Periodontal (DP)? É a mesma coisa que gengivite?

É o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes, enquanto que, na gengivite, não há alteração óssea pois a inflamação só atinge a gengiva.

Como posso saber se já tenho a Doença Periodontal (DP)?

O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Ao perceber sangramento durante o uso do fio dental devo suspender esse procedimento de limpeza?

Não. Desde que esteja passando o fio corretamente. O sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-las

Existem medicamentos indicados para o tratamento?

Não é possível o tratamento desta doença somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente tem que ser removida mecanicamente.

Qual a causa da Doença Periodontal (DP)?

É feito com a remoção da placa bacteriana aderida por meio de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

Como o tratamento é realizado pelo cirurgião-dentista?

Sim. Quando geralmente no primeiro tratamento não foi possível seguir os padrões exigidos: limpeza (remoção de todos os microorganismos), preenchimento hermético do canal com o material obturador etc. Essas incorreções podem provocar lesões na ponta da raiz (periápice) do tipo abcessos e lesões crônicas.

Uma vez tratada a doença os tecidos recuperam-se integralmente?

Não. Sempre ficam seqüelas com exceção das gengivites. A doença periodontal deixa como seqüelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com conseqüente aumento no comprimento do dente, etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem miminizar esses defeitos.

De quando em quando se fazem os retornos para a manutenção após o tratamento Periodontal?

As visitas para manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento periodontal e, assim, evitar tanto a o progressão da doença como a sua recidiva.

Nos casos mais avançados recomenda-se uma periodicidade de 3 em 3 meses e de 4 a 6 meses para a maioria das pessoas.

E possível prevenir esta doença?

A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, e limpezas periódicas feitas pelo dentista.

Prevenção da Doença Periodontal (DP)

Limpeza bucal doméstica + Limpeza profissional de 6/6 meses.