A saúde começa pela boca

Mais do que uma questão de estética, a saúde bucal afeta diretamente a saúde do organismo como um todo. Diversas doenças sistêmicas – que afetam todos os sistemas do organismo – têm origem pela falta de higiene oral. Listamos alguns dos principais problemas originados pela boca.

Doenças periodontais

A periodontite é uma doença que afeta as gengivas e as estruturas de sustentação dos dentes. A falta de higiene oral leva à formação de placas que, se não forem removidas, endurecem e viram tártaro. O tártaro já não pode mais ser removido com a escovação e, se o dentista não atuar, causa inflamações nas gengivas e permite que as bactérias penetrem nos vasos e cheguem até o coração, aumentando as chances de infarto e AVC.

Além disso, estudos sugerem que, em pacientes diabéticos, a doença periodontal pode levar a um aumento da taxa de glicemia, e gestantes têm mais chances de terem parto prematuro.

Cárie

Os resíduos de alimentos que ficam em contato com os dentes devido à falta de higiene bucal dão origem à placa bacteriana e infecção. Nesses casos a infecção pode se disseminar para outras partes
do organismo, dando origem a outras doenças, além de aumentar os riscos de infarto também.

Disfunção temporomandibular

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma alteração da articulação que liga o maxilar ao crânio, e é causada, na maioria das vezes, pelo mau posicionamento dos dentes. A irregularidade pode causar dores de cabeça constantes, enxaquecas, cansaço e dor nos músculos mastigatórios, estalos e crepitações, travamentos da mandíbula ao abrir demais a boca, etc.

Câncer de boca

O câncer bucal é um tumor que pode afetar todas as estruturas da cavidade oral. A doença mata cerca de 3.500 pessoas por ano somente no Brasil, e surge como uma ferida na boca que não causa dor, mas não cicatriza.

A maioria dos casos ocorrem em pessoas com mais de 40 anos, fumantes, que consomem álcool em excesso e têm má higiene oral, além de próteses dentárias mal ajustadas. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura. Caso note qualquer alteração de cor e volume na boca, procure o cirurgião-dentista.

Prevenir é o melhor remédio

Evitar essas doenças é simples e ajuda a prevenir problemas ainda maiores. Por isso, cuide da higiene de sua boca, escove os dentes após as refeições, não se esqueça do fio dental e visite o dentista regularmente.