Tártaro

O tártaro é uma placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes. Também chamado de cálculo dental, pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

O tártaro auxilia o crescimento da placa bacteriana, dando um espaço maior e propício para o seu desenvolvimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a cárie e gengivite.

Além de prejudicar a saúde de dentes e gengiva, o tártaro também é um problema estético, pois causa manchas nos dentes.

Fumantes e pessoas que tomam muito chá ou café devem evitar ainda mais a formação do tártaro, devido a maior probabilidade de manchas nos dentes.

Ao contrário da placa bacteriana que é incolor, o tártaro é uma formação visível, se estiver acima do nível da gengiva.

O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da gengiva. Apenas o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.

É possível evitar o tártaro com uma escovação correta, especialmente se feita com a ajuda de um creme dental antitártaro. O uso do fio dental podem reduzir a formação da placa bacteriana e do tártaro.

Depois de formado, só o dentista pode retirar o cálculo dental. O processo de retirada do tártaro, feito com instrumentos especiais, é conhecido como raspagem.