Tratamento de canal ou canal de dente

O que é canal dentário?
Consiste em uma estrutura situada na parte interna do dente e raiz. Nessa região está localizado o nervo e vasos sanguíneos do dente, responsáveis por sua vitalidade.

O tratamento de canal enfraquece o dente?
Existe a possibilidade do enfraquecimento do elemento dental com o tratamento de canal, também causado pela cárie dental. Por isso devemos escolher profissionais capacitados para que definam os melhores materiais a fim de restaurar e proteger a estrutura do dente.

É comum sentir dor após o tratamento de canal?
Não. É normal que o paciente sinta a região onde foi realizado o tratamento e o local da aplicação da anestesia mais sensível. Caso haja dor, pode-se lançar mão de analgésicos e anti-inflamatórios.

Em quantas sessões é feito o tratamento de canal?
Se o dente não estiver infectado, uma sessão de tratamento é suficiente. Em casos de infecções maiores, duas ou mais sessões podem ser necessárias para promover uma boa limpeza e descontaminação da câmara pulpar e do canal radicular.

É comum que o dente volte a doer após determinado tempo?
Não. Caso ocorra dor alguns anos após o tratamento de canal é fundamental analisar clínica e radiograficamente o dente em questão. Pode-se também realizar uma tomografia computadorizada, que fornece imagens mais precisas e tridimensionais.

O dente morre depois do tratamento de canal?
O dente continua vivo, pois ainda possui todos os tecidos periodontais que o nutrem e fixam na boca. Apenas parte da sensibilidade dental é afetada.

O dente escurece após o tratamento de canal?
O dente escurece devido a hemorragia interna, que pode ocorrer em decorrência de um trauma, ou se o cimento utilizado na obturação for um cimento de coloração escura. Atualmente existem cimentos brancos que não promovem escurecimento da coroa e raiz dentais.

O que acontece se o tratamento de canal não for feito?
Se o paciente não realizar o tratamento de canal quando necessário, poderá ocorrer o surgimento de fortes dores, infecção no tecido ósseo rente ao ápice da raiz levando à um abscesso dento-alveolar agudo, com muito inchaço e altíssimo risco das bactérias migrarem para a corrente sanguínea, causando uma bacteremia e consequentemente risco de vida.

Pequenas e micro-infecções crônicas no ápice das raízes também podem provocar vários tipos de doenças sistêmicas como a endocardite bacteriana, acidentes vásculo-cerebrais (derrames), nascimento prematuro de bebês, abscessos pulmonares, etc.