NACARATO | Dr. Paulo Mello Freire Nacarato




Telefone: 11 3062.2443



Estética dental e Clareamento dental

Há mais de 20 anos a Clínica Nacarato oferece o melhor em recursos e técnica para tratamentos relacionados à estética dental.




Notícias


Visagismo na Odontologia – Sorriso que faz diferença



O que é visagismo?

O visagismo é a arte de criar uma imagem que demonstre as qualidades interiores de uma pessoa de acordo com as formas do rosto. A aparência pode dizer muito sobre uma pessoa e muitas vezes a imagem que é passada pode não ser a desejada. Por exemplo: imagine um líder que precisa passar segurança e carisma, mas pela natureza de suas feições transmite um ar “carrancudo” e mal humorado. Como contornar a situação?

O visagismo foi criado por Philip Hallawell com base na antropologia, psicologia, sociologia, linguagem visual e ciência cognitiva. O método criado permite analisar o temperamento de uma pessoa de acordo com o formato do rosto e feições. O segredo do visagismo está nos quatro tipos de personalidades diferentes, identificado por Hipócrates durante pesquisas e estudos: colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático. De acordo com essas quatro características, profissional visagista busca encontrar a melhor feição e equilíbrio para o rosto do paciente.


Visagismo odontológico

O visagismo é uma técnica nova, mas quem se interessa por estética já conhece. Todos os profissionais que trabalham em áreas que envolve o tema da beleza, sejam dentistas, cirurgiões plásticos ou profissionais estéticos, conhecem o conceito do visagismo e buscam encontrar a feição ideal para cada paciente. No caso da odontologia, o tratamento de visagismo é iniciado com uma conversa entre o paciente e o profissional, que precisa entender o que o cliente gostaria de expressar por intermédio de sua aparência facial.

Muitas pessoas que buscam essa técnica objetivam melhorar a imagem e a auto estima na vida profissional ou pessoal. Na conversa com o dentista visagista, o paciente explica quais os objetivos que espera alcançar com o tratamento.

Além disso, realiza-se uma série de fotografias intra e extra-bucais, vídeos do paciente conversando informalmente e modelos de gesso das arcadas superior e inferior(réplicas dos dentes), elementos fundamentais para um correto diagnóstico e um plano de tratamento com alta previsibilidade de sucesso.

Depois da conversa inicial, o profissional utiliza algumas técnicas para realizar a análise visual. Essas técnicas se dividem em 3 grupos:

Terço Superior: Região da testa – zona do intelecto;

Terço Médio: Região dos olhos – zona da emoção;

Região do nariz – ação e ritmo (dinâmica);

Terço Inferior: Região dos lábios – Expressão e intuição (comunicação);

Região do queixo – Vontade.

Junto com a análise o dentista visagista utiliza as quatro personalidades de Hipócrates para verificar qual a feição ideal para o rosto do paciente, levando em conta suas qualidades e a imagem que deseja transmitir. Com esse tratamento, a odontologia se adequa ao visagismo para melhorar os aspectos de personalidade do paciente com o sorriso.

Visagismo odontológico, pelas palavras do Dr. Braulio Paolucci, mestre em “Implantology and Oral Reabilitation” da Universidade de Paris:

“Percebi que o visagismo explica o que chamamos de “Personalidade do Sorriso” e como podemos criar trabalhos objetivos e direcionados, sem depender unicamente da nossa intuição.”

Sendo assim, o visagismo busca encontrar a melhor aparência, adequando o tipo de temperamento, o formato do rosto e do sorriso, além das qualidades interiores de cada paciente.






                                                                                                                                                   voltar